Gestão da Sustentabilidade

A Gerência Executiva de Comunicação e Sustentabilidade da Invepar estabelece as diretrizes de atuação da socioambiental e do investimento social para o grupo, tendo como seus principais focos de atuação:
 
O apoio ao desenvolvimento de iniciativas e processos de gestão responsável e sustentável às empresas do grupo e a valorização dos locais e das comunidades impactadas pelos negócios.
Nas empresas, a gestão é de responsabilidade das áreas de Sustentabilidade, que constituem a rede de pontos focais.
 
Três vezes ao ano, a Invepar e pontos focais se reúnem para reuniões de trabalho com o objetivo de realizar alinhamentos estratégicos, compartilhamento de boas práticas, planejamento de ações, avaliação de projetos e atividades de capacitação.
 
A Invepar adotou os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis como ferramenta de diagnóstico das práticas de gestão nas empresas do grupo. O processo de autoavaliação é bianual e resulta na elaboração de Planos de Melhoria Contínua que são implementados pelos Comitês Internos de Sustentabilidade das empresas. Participam dos Comitês diversas áreas funcionais. Os planos de ação são monitorados através de um item de controle, constante do modelo de gestão de resultados da Invepar.
 
Desde 2010, a Invepar e o Instituto Invepar são signatários do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que prescreve a adoção nos negócios de dez princípios nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
 

Em 2015 foi estabelecida a Política de Sustentabilidade Invepar, com o objetivo de desenvolver a gestão sustentável e responsável nas suas concessões. As diretrizes da nova política permitem tornar a Invepar cada vez mais preparada para gerenciar riscos em suas operações, atender às crescentes exigências de acionistas e investidores em questões ambientais, sociais e de governança, gerenciar as pressões da sociedade em temas socioambientais, identificar oportunidades de negócio e inovação, e, finalmente, ampliar a reputação e apreciação dos públicos de relacionamento com a companhia.

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS