Instituto Invepar: Feiras oferecem produtos artesanais e estimulam a solidariedade neste Natal

Com o objetivo de vender presentes de Natal baratos e confeccionados pelos próprios alunos, a Feira Favela Solidária organizou na última terça-feira, dia 19 de dezembro, na Rocinha e em Piedade, a venda de cerca de 300 itens desenvolvidos no projeto “A Arte Gerando Renda”. Foram vendidas máscaras, guirlandas e luminárias confeccionadas durante o curso e que poderiam ser compradas na feira a partir de R$ 5. Também foram oferecidos serviços gratuitos de manicure artística, maquiagem, trança afro, além de oficinas de turbantes.

O projeto que capacitou 336 pessoas nas Comunidades da Rocinha (Zona Sul) e em Piedade (Zona Norte), tem o patrocínio do MetrôRio, LAMSA, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, e apoio do Instituto Invepar.

A Feira Favela Solidária estimula os alunos a colocarem em prática o que aprenderam no curso e, assim, gerar renda extra com a venda do artesanato.

 “97% dos alunos do projeto eram mulheres, o que mostra a importância da capacitação feminina e o desenvolvimento de trabalhos que possam ser feitos na própria comunidade, já que elas além de fornecerem o sustento de suas famílias, precisam levar e buscar os filhos na escola”, conta Marcelo Andriotti, diretor da ONG Favela Mundo.

Sobre o Instituto Invepar

O Instituto Invepar, criado em 2000, tem a missão de mobilizar e apoiar as iniciativas de responsabilidade social do grupo Invepar, articulando as ações e potencializando os resultados dos investimentos sociais. A atuação do Instituto privilegia três áreas temáticas: Educação, Meio Ambiente e Esporte/Cultura, consideradas fundamentais para o desenvolvimento e valorização dos territórios de influência. Em 2016 foram apoiados 58 projetos socioambientais e mais de 70 mil beneficiários.


Sobre a ONG Favela Mundo

Fundada em 2010, a ONG Favela Mundo já beneficiou 4.416 crianças e jovens de 125 comunidades do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Representou o Brasil em diversos eventos no exterior. O projeto ‘Arte Gerando Renda’ foi indicado ao Prêmio Marketing Best de Sustentabilidade em 2015 e mencionado no site e redes sociais da ONU, por ocasião do Dia Mundial da Paz.

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS